Laércio Ilhabela, em sua arte, representa muito bem a brasilidade - essa cultura multirracial que faz do Brasil o grande diferencial e referencial musical para o mundo.
Laércio Ilhabela é o violão brasileiro contemporâneo: resgatando gêneros, ritmos, criando sons e melodias no instrumento que é quase um símbolo da música brasileira.
Em suas composições e interpretações, o músico mescla ritmos como bossa nova, choro, caipira, flamenco espanhol e a música clássica, representando assim a pura vanguarda criativa da música instrumental brasileira.
Natural de Nova Europa (SP), reside em Ilhabela (SP) desde 1986. Descendente de espanhóis, iniciou seus estudos de violão clássico com os professores Mário Manuel e João Fernandes e harmonia com Paulinho Nogueira.
Compositor, arranjador e intérprete, dedica-se à pesquisa e ao estudo do violão na música erudita e popular brasileira, principalmente o chorinho. Esses estudos e composições têm ainda forte influência do flamenco espanhol, sua outra escola - fonte de inspiração e performance técnica.
Laércio Ilhabela tem se revelado um grande instrumentista e estudioso da história do violão e já é citado pela mídia especializada como um dos grandes instrumentistas da atualidade.
Fez uma série de concertos no Brasil e também na França, a convite da Embaixada do Brasil e de Entidades Culturais Francesas.
Seu mais novo projeto é o Violão Brasileiro, composto por Concertos CD e DVD abordando a história do violão no Brasil, das raízes espanholas à formação da música brasileira, destacando seis grandes violonistas: Canhoto, João Pernambuco, Garoto, Dilermando Reis, Paulinho Nogueira e Baden Powell.